«Site Oficial do Engenheiro Mecânico de Automóveis»
AutoQuatroSantos. Total de visitas: 61128
|
Recursos Energéticos Noruega
Recursos energéticos noruega
A taxa de recursos energéticos naturais per capita é muito elevada na Noruega, com a energia hídrica a representar o seu recurso mais importante. A topografia e situação hidrológica do país resultam em precipitação concentrada nas zonas ocidentais que, por sua vez, conduzem a um elevado escoamento através de quedas de água e sistemas fluviais. Uma enorme quantidade de lagos e reservatórios de água naturais existentes a altitudes elevadas e em áreas escassamente povoadas ou mesmo desabitadas tornou possível a construção de uma série de barragens e reservatórios de regulação com capacidade para armazenar água recolhida durante a Primavera, o Verão e o Outono para utilização durante o Inverno seguinte.
O outro recurso importante para o abastecimento energético doméstico é o petróleo da plataforma continental norueguesa. Estima-se que os depósitos totais de petróleo da Noruega contenham 13,2 biliões de Sm3. Enquanto que a maior parte dos produtos petrolíferos da Noruega são exportados, os recursos utilizados a nível doméstico são empregues na produção de combustível para os veículos, para aquecimento doméstico e industrial e como matéria-prima para a indústria petroquímica.
Em Spitsbergen, no arquipélago de Svalbard, extrai-se carvão, mas este não constitui um componente significativo do abastecimento energético ao continente.
Além da energia hídrica, os recursos energéticos renováveis da Noruega incluem a energia das ondas, a energia solar, a energia eólica e a biomassa. Em conjunto, estas alternativas podem fornecer cerca de 20 TWh por ano. A Noruega possui o potencial para explorar a energia eólica, especialmente nas áreas litorais, mas o custo das instalações continua a ser elevado. Bombas de calor accionadas através de energia eléctrica para a exploração do calor advindo do solo e de outros ambientes podem também ser utilizadas para responder à procura de aquecimento.
Os edifícios são geralmente construídos de modo a fazer uso máximo do calor natural proporcionado pelo sol. O calor solar directo também é utilizado em áreas de nicho especiais, tais como painéis solares para iluminação e equipamento de rádio e televisão em habitações de férias. A biomassa, isto é, aparas de madeira e outro material biológico advindo da agricultura e da indústria, é utilizada até certo ponto mas ainda não atingiu o seu potencial máximo. A energia das ondas tem vindo a ser assunto de investigação extensa mas até hoje apenas foi introduzida em pequena escala.
|
|